Governo lança 5 editais para financiar projetos de inovação e sustentabilidade

O governo federal anunciou no final de novembro, o lançamento de cinco editais do programa Mais Inovação Brasil para financiar projetos nas áreas da transição energética, bioeconomia, infraestrutura e mobilidade. No total, os editais representam o investimento total de R$ 20,85 bilhões, sendo:

- R$ 10 bilhões do BNDES;

- R$ 10 bilhões da Finep;

- R$ 850 milhões em subvenção econômica.

Pesquisa científica e tecnológica: parecer atualiza parâmetros para a cooperação entre instituições públicas e privadas

A Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), elaborou parecer que atualiza os parâmetros que devem ser observados por autarquias e fundações públicas federais na celebração de acordos de cooperação com instituições públicas e privadas para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Publicada portaria que institui a Política de Inovação da Anvisa - A gestão da inovação tem como princípio o foco no cidadão e no interesse público

Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) da segunda-feira (2/10), a Portaria 1.100/2023, que institui a Política de Inovação da Anvisa. Esse instrumento normativo visa promover o alcance dos resultados institucionais, facilitar o desenvolvimento e a internalização no Brasil de produtos e serviços inovadores, baseados em novas tecnologias, e aprimorar a capacidade da Agência em lidar com problemas complexos e inesperados.

Workshop de Inovação - Desmistificando a patente (Vitória da Conquista)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) através da Coordenação de Inovação e em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) promove formação da comunidade acadêmica em Propriedade Intelectual. O Workshop de Inovação - Desmistificando a Patente acontecerá nos dias 20 e 21/09 na cidade de Vitória da Conquista e abordará tópicos como: tipos e formas de proteção da patente de invenção; documentos necessários para o depósito da patente; Lei de Propriedade Industrial; Redação da patente; dentre outros.

2ª edição do Manual de Desenhos Industriais já está em vigor

O INPI informa que entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 02 de outubro, a 2ª edição do Manual de Desenhos Industriais. Instituído pela Portaria INPI/PR nº 36/2023, o Manual está disponível no Portal do INPI e foi submetido a consulta pública entre 07/11 e 16/12/2022.

Entre os tópicos mais relevantes impactados pela modernização das diretrizes de exame de Desenhos Industriais na 2ª edição do Manual, destacam-se:

Adesão do Brasil ao Tratado de Budapeste vai desburocratizar depósito de patentes biológicas

A adesão do Brasil ao Tratado de Budapeste vai facilitar o depósito de patentes que envolvem microrganismos — como as relacionadas a vacinas e medicamentos, por exemplo. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL 466/2022) que aprova a adesão do país ao tratado da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) está em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto trata dos critérios para o reconhecimento internacional do depósito de patentes.

Merck oferece bolsas de pesquisas de até € 200 mil para estimular cientistas com projetos de hidrogênio verde

Desde 2018, A Merck convida profissionais em todos os estágios da carreira, de qualquer lugar do mundo e afiliados a universidades, instituições ou empresas de pesquisa a participar do programa Research Grants.

Em 2023, o programa Research Grants tem como area temática Hidrogênio Verde e aportará até 200 mil euros, incluindo potencial de colcaboração futura com a empresa.